domenica 9 febbraio 2014

Na fortaleza do santo recolhimento!

«Assim acontece com a alma que entrou
na “fortaleza do santo recolhimento”:
o olho da alma, aberto às claridades da fé,
descobre Deus presente, vivendo nela;
por sua vez, ela permanece-Lhe tão presente,
na bela simplicidade,
que Ele a guarda com um cioso cuidado.
Podem sobrevir, então, as agitações do exterior,
as tempestades do interior,
pode-se mesmo atingir o seu ponto de honra:
“Nescivi!” [“não quero saber”]
Deus pode esconder-Se,
retirar-lhe a sua graça sensível: “Nescivi”...
E ainda, com São Paulo: “Por seu amor, tudo perdi.”
Então, o Mestre está livre,
livre para Se derramar,
para Se dar “segundo a Sua medida”.
E a alma, assim simplificada, unificada,
torna-se o trono do Imutável,
pois, “a unidade é o trono da Santíssima Trindade”.»

Beata Isabel da Trindade | 1880 – 1906
Último Retiro 5

Senhor,
é tão difícil procurar ignorar, esquecer, “não querer saber”
acerca das agitações do exterior ou do interior
que podem retirar-me do meu centro, que és Tu….
Sem a graça da fé é mesmo impossível.
Mas com a fé, é possível,
isto é, com os meus pés bem assentes
sobre a rocha firme, que és Tu,
e com o desejo de que todas estas “águas”
passem por cima de mim,
sem me arrebatarem de Ti.
A fé e o amor
provam-se e crescem nos combates.
Fica comigo, Senhor!

Foto: Castelo de Almourol | Portugal

Nessun commento:

Posta un commento