giovedì 20 febbraio 2014

Senhor, sou Tua morada!


«A alma, enamorada do Verbo, 
o Filho de Deus, seu Esposo, 
desejando unir-se a Ele 
por uma visão essencial e clara, 
manifesta as suas ânsias de amor 
queixando-se-Lhe da ausência. 
Depois de [Deus] a ter ferido com o Seu amor, 
que a levou a deixar todas as criaturas e a si mesma, 
ainda tem de padecer a ausência do seu Amado, 
que não a liberta já da carne mortal 
para O possuir na glória da eternidade. 
Por isso diz: “Aonde Te escondeste?”. 
É como se dissesse: “Ó Verbo, meu Esposo, 
mostra-me o lugar onde estás escondido!”»
«Deste modo, está a pedir que lhe mostre a sua essência divina, 
porque o lugar onde o Filho de Deus está escondido é, 
como diz S. João, 
o seio do Pai, que é a essência divina, 
a qual permanece longe dos olhos mortais 
e escondida a todo o entendimento humano. 
Por isso, Isaías, falando com Deus, disse: 
Na verdade, Vós sois um Deus escondido.» 

«[…] É necessário advertir que o Verbo, o Filho de Deus, 
juntamente com o Pai e o Espírito Santo, 
está escondido, essencial e presencialmente, 
no ser mais íntimo da alma. » 

S. João da Cruz | 1542 - 1591 
Cântico Espiritual 1, 2-3 e 6 

Senhor, 
sou tua morada. 
É tão bom saber-Te tão perto, 
mas contudo, eu posso estar tão longe… 
Que me acostume a olhar para dentro de mim, 
a dar uma atenção selectiva aos acontecimentos da minha vida, 
de forma que nada me afaste de Ti 
e tudo me leve ao Teu encontro. 
Ajuda-me, Senhor!
2014-02-20

Nessun commento:

Posta un commento